Fono de Pizza: Como Construir o Seu Passo a Passo

O Dia da Pizza é uma excelente estímulo para ter o seu  forno particular de pizza em casa. Há múltiplas maneira de desenvolver, confira um exemplo simples, rápido e prático de criar, para desfrutar o fim de semana com os colegas e seus  parentes. Veja quais são as  matérias-primas que você vai usar e se desejar siga um passo a passo na hora da construção do forno para pizza.

Materiais

Materiais-forno-pizza

Um dos modelos de forno a lenha é o conhecido por iglu, o que não contém uma chaminé alongada como a de uma churrasqueira. Para construir é necessário os seguintes elementos: argamassa refratária, pois cimento simples não irá aguentar a alta temperatura por volta de 400 graus; tijolos refratários que tenham ficado de molho por algumas horas para que fixem melhor; espátula; arco da abrimento, que pode ser achado pronto; e porta de forno de metal, que inclusive pode ser comprada pronta.

PASSO 1 – Prepare a base do forno de pizza:

Passo-1-base-forno-pizza

Antes de iniciar a construção do forno, primeiramente prepare bem a base do forno, ou seja, o local onde será colocada a pizza. Faça uma base bem nivelada e lisa com tijolos, e por cima coloque uma chapa de metal.

PASSO 2 – Defina as medidas e escolha a porta de metal para o forno

Passo-2-abertura-arco-forno-pizza

A dimensão da porta do forno é algo muito importante, uma vez que, se feita de maneira incorreta a pizza pode não entrar, por isso antes de erguer o iglu deve-se medir a abertura da porta. Uma indicador bom para a construção é a de: 15 cm x 25 cm, ou de um arco que pode ser achado pronto. Caso este não seja localizado, o ideal é basear-se na dimensão de uma pizza, que tenha por volta de 5 cm sobrando para cada lado. Não se esqueça de ajustar a porta de metal para que ela encaixe perfeitamente. Primeiro observe quantos tijolos darão ao redor, para ter ciência de quanto de massa deve ser colocada entre eles e dar o mesmo distanciamento um do outro. Após isso, comece colocando um tijolo por vez e preencha com a massa.

PASSO 3 – A construção do inglu

Passo-3-construcao-iglu-forno-pizza

Após faer a porta do forno, o próximo passo é  medir o diâmetro do corpo do forno para poder erguer a estrutua. Esse diâmetro deve ser em forma de “U” direcionado para a porta. Deve-se medir do meio até todos os cantos para que forno a lenha não fique torto e nem maior em um dos lados. Tendo feito esse procedimento, é  hora de começar a erguer o resto: os tijolos não deve ser alinhados camda por camada, eles precisam ser desalinhados mesmo para que a estrutura não caia. A medida que a estrutura for sendo erguida, cada camada superior deve conter menos tijolos por se tratar de uma forma de “funil“, onde cada camada fica menor até chegarmos ao último ponto onde apenas um tijolo ajustado deverá fechar corretamente a construção. Os tijolos devem ser molhados antes da colocação da massa. Esse procedimento vai ajudar no momento da fixação.

PASSO 4 – A Chaminé do forno

Passo-4-chamine-forno-pizza

Ao elevar as camadas, não se esqueça de deixar um lugar para a chaminé, porque todo calor acumulado precisa sair por algum local para que ninguém se machuque na momento de remover a pizza. Com a argamassa, prepare uma volta redonda não muito pequena, de mais ou menos 5 cm de raio, para mais tarde ser aplicado um tubo de inox que irá servir para dispensar o calor.

PASSO 5 – O forno de pizza

Na última nível, irá faltar somente um buraquinho pequeno e que não irá caber um tijolo inteiro. Portanto dê forma ao último tijolo, cortando e moldando ele de maneira que entre e cubra, ligadamente com a massa, todo o buraco.

Forno-pizza-Pronto

Desta forma está acabado o forno e você pode celebrar daqui pra frente o Dia da Pizza em alto estilo e sempre que quiser, independente da data. Esse foi só um dos jeito fáceis de criar um forno para a sua casa, no entanto há outras maneiras mais elaborados para esta construção. Várias pessoas ainda decoram a parte exterior do forno, recobrindo-o com tijolos brancos, por exemplo, para dar um ar de refinamento. Use a sua imaginação e crie o forno que combina com a sua casa.

Agora que você já sabe como criar seu forno de pizza, ponha a mão na massa, cnstrua o seu e depois faça um vídeo bem legal mostrando seu forno.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *